quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os cães ladram mas, a caravana não para!

Ontem era aniversário do Brasil, parece farsa, mas segundo os documentos “oficiais” era mesmo. Bom e para comemorar tivemos uma surpresa: uma reunião de líderes de turma, dos três turnos, às 21h na sala 3504, sobre o quê? Bom, o e-mail não explicava direito.
Chegando na reunião uma outra surpresa, duas garotas, uma de óculos com o nome de Talya e outra com um sorriso cínico chamada Gabriela. No quadro, uma possível explicação do que estava acontecendo.
Elas se apresentaram como representantes da UCE (União Catarinense dos Estudantes) e estavam ali para fazer a escolha dos representantes da Estácio para o Congresso da Entidade citada. Falaram um pouco sobre movimento estudantil, falaram mal de partidos políticos e grupos. E por fim falaram por que vieram: fazem parte de um partido, e de um grupo. O partido é o PT e o Grupo Articulação Estudantil (ARTE). Logo elas que tanto falaram que são apartidárias, como se fosse um absurdo o estudante ter opinião e filiação partidária.
A reunião estava pequena, não tinha mais que 15 pessoas de um grande universo de turmas que a Estácio tem. Mas o que chamou a atenção são alguns outros fatos que parecem ter ligação com o que ocorreu:

1º Quem permitiu que elas fizessem a reunião e quem forneceu o e-mail de todos os líderes foi a Direção da Faculdade, Sr. Ari. Pergunta: Qual o interesse do Ari com isso?
2º As duas meninas, fazem parte do mesmo Grupo que o Diretor da UCE chamado Edenilson. Para quem não lembra, no ano passado durante as manifestações dos estudantes da Estácio, esse cidadão usou o nome do movimento dos estudantes para negociar com ARI, ele nunca nos ouviu e nunca nos representou. Vendeu alguma coisa pro Ari em troca de informações e livre passagem na Estácio. Em troca, o movimento seria esvaziado.
3º O mesmo cidadão acima citado, é íntimo da A Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior de Santa Catarina (AMPESC), essa entidade é a representante das Faculdades Particulares, e a Estácio faz parte dela. Logo, o Ari como diretor da Estácio, tem interesse sim no Édenílson e sua ação dentro da Estácio não é representar as vontades dos estudantes e sim da AMPESC.
4º O Congresso da UCE e da UNE decide o que as nossas entidades vão fazer, quais serão as lutas para os próximos dois anos. A luta hoje é pela Reforma Universitária, pela Regulamentação do Ensino Pago, pela democracia e participação nas faculdades particulares. Essa luta o ARI não quer ver aqui na Estácio e por isso trouxe seus “amigos” e “representantes” dos estudantes para organizar e escolher os delegados representantes da Estácio no Congresso da UCE e da UNE.

Por isso devemos nos mobilizar, somos estudantes de verdade e não representantes dos donos das faculdades. Estamos passando em salas de aula todos os dias. Nossas reuniões são abertas para todos assim como nosso movimento. Todos os dias reuniões no Hall no intervalo da manhã e da noite.

Participe!

4 comentários:

  1. é isso aí...vamos nos mobilizar...a caravana vai parar sim...nem que pra isso, colocaremos barricadas!

    ResponderExcluir
  2. Sempre esse papo de ser apartidário ..........vai passar mil anos e sempre esse papo de apartidario .........

    esse povo qui foi na estácio tem medo e vergonha de dizer que é do pt ehhehehehe

    mas acima de tudo isso oque precisamos agora é debater propostas ......

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza está na hora de mudança. Precisamos mudar a visão da matriz de que eles podem fazer o que quiserem com as filiais e consequentemente com seus alunos. É necessário que venha uma mudança que balance os pilares desta instituição porque as coisas estão chegando num ponto em que, ou fazemos alguma coisa, ou nos calemos para sempre e procuramos outro lugar para estudar.
    Acho que a hora é a mais oportuna e acredito que se não for agora não será nunca mais. É preciso muito empenho e dedicação nesta empreitada, e não vejo ninguém melhor que vocês para fazê-lo. Deposito minha confiança em vocês

    ResponderExcluir